• Conheça o ESA /
  • Nossa história
  • Compartilhe este conteúdo:

Conheça o ESA

Nossa história

No ano de 1936, o capitão Maurílio Monteiro Pereira da Cunha fundou o Externato Santo Antônio, no bairro de Copacabana. Na época, funcionava como externato e internato e era chamado de Colégio Oceânico, devido à proximidade do mar e da praia que viria a se tornar símbolo do charme e da beleza da cidade do Rio de Janeiro.

Dois anos depois, a professora Zozélia Moura comprou a instituição, que já em 1939 passou a ter o nome de “Colégio Santo Antônio“. Além de ampla experiência no ensino, Dona Zozélia tinha grande amor pelas crianças e, como ela e seu marido Álvaro Moura não tiveram filhos, sua trajetória se confundiu com a da própria escola, numa história de amor de uma família à educação.

Nos anos 60, após o falecimento de Dona Zozélia, o Externato Santo Antônio ganhou uma nova administração. E foi a diretora honorária, a professora Edna Poncioni Ferreira, quem assumiu essa missão. Graças a sua competência e dedicação ao ensino, Edna mereceu uma homenagem póstuma da Câmara de Vereadores do Rio de Janeiro, que deu seu nome a uma Escola Municipal também em Copacabana.

Em 2007, foi a vez de expandir a família e ir além das crianças do Ensino Fundamental. O colégio passou a dedicar-se também à educação de jovens do Ensino Médio. No mesmo ano, também houve a fundação do Grupo Integrado Edna Poncioni Ferreira, em homenagem à diretora honorária.

Hoje, uma nova geração dessa família comanda a direção do Externato. Sem deixar de lado o compromisso de amor às crianças e jovens assumido com Dona Zozélia, a nova administração adota métodos modernos de aprendizado, com atenção dedicada a cada um de seus alunos.

Fotos Históricas

Acompanhe nossa galeria de fotos históricas do Externato:

Fale conosco

Contato