• Conheça o ESA /
  • Nossa história
  • Compartilhe este conteúdo:

Conheça o ESA

Nossa história

Uma escola com muita história

Estamos em 1936, quando o professor Maurílio Monteiro Pereira da Cunha funda o Externato Santo Antônio, hoje ESA, no coração do bairro de Copacabana. Na época, recebeu o nome de Colégio Oceânico, por ficar pertinho do mar e da praia que viria a tornar-se símbolo do charme e da beleza da cidade do Rio de Janeiro.

Dois anos depois, a professora Zozélia Moura adquire a instituição, que, já em 1939, passa a chamar-se Colégio Santo Antônio. Além de ampla experiência no ensino, Dona Zozélia tinha grande amor pelas crianças, e, como ela e seu marido Álvaro Moura não tiveram filhos, sua trajetória se confundiu com a da própria escola, numa história de amor familiar pela educação.

Nos anos 1960, com o falecimento de Dona Zozélia, o Externato Santo Antônio ganha nova administração. E é a diretora honorária, professora Edna Poncioni Ferreira, quem assume essa nobre missão. Graças a sua competência e dedicação ao ensino, dona Edna mereceu homenagem póstuma da Câmara de Vereadores do Rio de Janeiro, que deu seu nome a uma Escola Municipal, também em Copacabana.

Em 2007, chega o momento de expandir a família e atuar além do Ensino Fundamental, quando o ESA passa a dedicar-se também à educação de jovens do Ensino Médio.

Hoje, uma nova geração da mesma família ocupa a direção do Externato. Com o mesmo e inabalável compromisso de amor às crianças e jovens assumido por Dona Zozélia e continuado por Dona Edna, a nova administração adota métodos modernos de ensino, entre eles a parceria com a melhor plataforma de educação virtual disponível no mercado brasileiro.

Nosso ESA prossegue fazendo história – uma história que se perpetua nas vidas de milhares de ex-alunos, cujas bem-sucedidas trajetórias confirmam o valor inestimável de uma boa, amorosa e bem cuidada educação.

Fotos Históricas

Acompanhe nossa galeria de fotos históricas do Externato:

Fale conosco

Autorizo o envio das informações preenchidas e concordo com a política de privacidade.

Contato